Apresentação do professor Hernâni Maia

terça-feira, 20 de março de 2012

Nota Biográfica
Hernâni Lopes da Silva Maia nasceu no Porto, em 1936.
Licenciou-se em Física e Química, na Universidade de Coimbra em 1962, data em que iniciou a sua carreira académica.
Transferiu-se para a Universidade de Luanda, em 1964, onde foi responsável pelo planeamento e instalação dos laboratórios de Química.
Como bolseiro da Universidade de Luanda realizou trabalhos conducentes a doutoramento, na Universidade de Exeter (1966-1969). Manteve-se nesta universidade como "Visiting Lecturer", durante mais dois anos.
Voltou à Universidade de Luanda  desempenhando, a partir de Janeiro de 1972, o cargo de Director do Departamento de Química.
Regressou a  Portugal, no verão de 1974 e iniciou funções na Universidade do Minho em Janeiro de 1975. Obteve a agregação em 1978 e é professor catedrático de Química Orgânica desde 1979.
Teve a seu cargo a criação e instalação do Departamento de Química e foi responsável pelo crescimento e afirmação do grupo de Química Orgânica.
Para além da investigação em domínios da Química Orgânica dedicou-se ao estudo e ensino de temas relacionados com a Origem da Vida.
Participou na organização de vários encontros cientificos nacionais e internacionais, destacando-se o "23rd European Peptide Symposium" realizado em Braga em 1994.
Desempenhou vários cargos, quer institucionais, quer em organizações internacionais.