Aprender a Programar – SCRATCH

sexta-feira, 17 de junho de 2016


No dia 17 de junho, pelas 11.30, foram apresentados na biblioteca os magníficos trabalhos elaborados pelos alunos de quinto ano de escolaridade que frequentaram um curso de programação em “Scratch”. Este curso foi promovido pela Câmara Municipal do Porto em colaboração com o  Instituto Superior de Engenharia do Porto e foi desenvolvido como atividade extra curricular num período de 5 meses, baseado numa sessão semanal de 2 horas.
Scratch é uma linguagem de programação criada em 2003 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos)  que permite a construção de histórias animadas, jogos e outros programas interativos. A  “interface” gráfica desta aplicação permite que os programas sejam montados como blocos de encaixe, lembrando o brinquedo Lego.
Participaram no curso 12 alunos do 5ºJ, 2 do 5ºH e um do 5ªA.
As sessões de trabalho contaram com uma atitude entusiástica dos alunos que responderam com sucesso às propostas de trabalho que foram sendo apresentadas pelo monitor do curso. Esta atividade foi acompanhada pelos docentes Aurélio Terra, Casimiro Pinto, Inês Vilar, Lurdes Granja e Rosália Marques.