Obra de arquitetura do mês' março 19

sexta-feira, 1 de março de 2019



 Terminal de Cruzeiros de Leixões, Matosinhos, 2015. Arquiteto: Luís Pedro Silva

Luís Pedro Silva nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1971. É licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – FAUP (1995), com frequência de um ano em Paris, mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano pela FAUP e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1998), e doutor em Arquitetura, pela FAUP, com a tese Das Espécies de Espaço ao Espaço da Espécie-Princípios de Observação do Espaço como Condição da sua Organização Atual (2016). É docente de Projeto na FAUP, desde 1999, e investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), desde 2002.
Tem realizado obras e projetos em várias cidades do país, na Europa, em África e na América. A sua obra mais divulgada é o Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos.
Terminal de cruzeiros de Leixões, inaugurado em 2015, é uma estrutura de 40 metros de altura e com 18.500 metros cúbicos de betão.
A estrutura em espiral do novo terminal de cruzeiros está revestida de cerca de um milhão de azulejos brancos fabricados pela Vista Alegre.
Em fevereiro de 2017, foi distinguido pelo sítio arch daily, vencendo o prémio de edifício do ano na categoria "Arquitetura Pública".
Na praia de Matosinhos pode-se apreciar este belo edifício, tão inovador nas suas formas.