Obra de arquitetura do mês' junho 19

sábado, 1 de junho de 2019


Faculdade de Arquitetura, Porto, 2001.
Álvaro Joaquim Melo Siza Viera, internacionalmente conhecido por Siza Vieira (25 de junho de 1933), é o arquiteto português mais premiado internacionalmente.

O conjunto de edifícios que constituem a Faculdade, situados no polo do Campo Alegre, foi projetado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira com Adalberto Dias.
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) é uma unidade orgânica da Universidade do Porto vocacionada para o ensino da Arquitetura.
É correntemente referida, no âmbito da arquitectura, como a "Escola do Porto".
A Escola do Porto exerce grande importância no cenário arquitetônico mundial, sempre figurando entre as melhores em rankings e tendo arquitetos como Eduardo Souto de Moura (Pritzker 2011), Fernando Távora e o próprio Álvaro Siza Vieira (Pritzker 1992), como grandes precursores .
O programa original da escola incluía instalações de salas de aulas para 500 estudantes, um auditório, administração, uma sala de exposições e uma biblioteca. O arquiteto decidiu fragmentar esse programa em edificações separadas. Na parte sul, com vistas para o Rio Douro, foram implantados os programas de salas de aula e ateliês. Uma característica marcante da obra de Siza, que é de enquadrar magistralmente as vistas que deseja que o observador aprecie, é bastante marcante nesse projeto e, sobretudo, nos volumes de salas de aula. Esses volumes, cuja atividade de projeto carecem de inspiração, tem uma relação fortecom o entorno natural da cidade do Porto. São justamente essas aberturas, em conjunto com as proteções solares, que Siza cria uma diferenciação e um movimento entre os volumes.