Grandes Esperanças de Charles Dickens

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

 


O Livro

O jovem órfão Philip Pirrip, de todos conhecido por Pip foi criado pela sua irmã que vive com o ferreiro Joe numa pequena povoação perto de Kent em meados do século XIX. Um dia Pip é convidado pela misteriosa Miss Havisham, uma velha senhora propietária da mais rica mas decrépita mansão de todo o condado. A sua missão é ser o companheiro de Estella, a jovem protegida de Miss Havisham mas a realidade é bem diferente do que aparenta: Pip é a mera cobaia para uma Estella que está a ser treinada por Miss Havisham como a derradeira vingança contra todos os homens cujo objectivo é "partir corações". (via Wook)

Tal como "Mulherzinhas", a saga "Harry Potter" ou "Ana dos Cabelos Ruivos", Grandes Esperanças não é um livro de Natal, mas um livro com Natal, mais especificamente, com Natal vitoriano. Tal como as restantes obras de Dickens, é um retrato da época histórica em que foi escrito, sombrio e soturno, mas é também um livro repleto de aventuras e paixões que recomendamos vivamente aos nossos alunos do 3º Ciclo.

"Grandes Esperanças" de Charles Dickens encontra-se na Biblioteca, disponível para requisição. Se o livro já tiver sido requisitado por outro aluno, podem ler uma versão digital AQUI.

Este é o trailer da adaptação ao cinema mais recente:



A Tradição

"Mince Pies" ou "Mincemeat Pies" são uma tradição gastronómica natalícia Inglesa, que originou no século XIII e se estendeu até à atualidade, estando presente na mesa de Natal do livro "Grandes Esperanças". 

As "Mince Pies" são pequenas tartes, recheadas com uma mistura de frutos secos e especiarias, a "mincemeat", e tradicionalmente têm esta aparência:


São muito fáceis de fazer, e uma experiência obrigatória para todos os fãs de frutos secos, pelo que selecionámos três receitas que podem seguir em casa:


A Receita Vitoriana



A Receita Moderna



A Receita em Português